quinta-feira, agosto 25, 2011

Viver de forma plena, como Cristo nos pede!






"Eu vim para que tenham vida e vida em abudância" Jo 10, 10

Já me referi a esta passagem muitas vezes, mas hei-de estar sempre a aprender mais e mais sobre o que Jesus nos quer dizer com estas palavras. Como repararam, estive algum tempo sem escrever. Foram semanas de mudanças na vida, de reencontros, de reflexão, de descobertas ...

A vida dá muitas voltas e o puzzle da nossa vida pode desfazer-se quando achamos que já o temos quase completo. Aliás, o erro começa logo por aí. Acharmos que o puzzle já está quase completo e que as peças-chave já não vão ser mudadas.

Sinto que nos últimos tempos tenho deixado de lado esta vida em abundância, dada gratuitamente por quem é a Vida, Jesus. E porquê? Não me dei conta do que estava a acontecer? Nalguns momentos, sim. Mas preferia ficar sentada à beira-mar e sentir uma segurança falsa. Não queria dar o passo para, aos poucos, ir descobrindo a beleza da imensidão desta vida em abundância.

Ali ficava sem me mexer, achando que estava a ser mal agradecida e que Deus já me tinha dado as peças-chave do puzzle. Mas, a verdade, é que Cristo me continuava a relembrar esta passagem bíblica. E questionava-me sobre a razão desta Sua insistência.


Neste momento, voltei a ter esta vida em abundância. Reaprendi que, para a termos, é preciso quebrar os nós que nos acorrentam e nos tornam infelizes. Também é necessário não ter medo da queda e das feridas provocadas pelos nós. De facto, caímos, magoamo-nos, choramos ... Mas Jesus enxuga-nos essas lágrimas e, no meio da escuridão, agarra-nos a mão, levanta-nos, limpa-nos as feridas, sorri-nos e diz-nos: “Não penses que isto acaba aqui. Há muito para viver!”.

E foi assim que, no meio da escuridão, Jesus me mostrou um outro caminho, bem mais luminoso e que me permitiu voltar a ter vida em abundância. Como costumo dizer: Está tudo negro? Espera, fala com Jesus, confia Nele. Pode levar muito tempo, mas no tempo certo, Ele mostra-te o caminho a seguir. E no meio dos ziguezages, descobres que, de facto, é mesmo o tempo certo. Esta vida em abundância que já vivo ainda está no início, mas sei que me vai levar a mais e mais vida. E que veio na hora que tinha que vir, para, desta vez, dar realmente frutos.

terça-feira, agosto 02, 2011

Incendeia a minha alma, Senhor!



Apresento-vos um resumo de umas palavras do Padre Fábio de Melo, do Canção Nova. Foram ditas num momento em que cantava esta bela oração de invocação ao Espírito Santo ...

Nem sempre fazemos a escolha certa. Devido à nossa fragilidade escolhemos entrar por atalhos que nos impedem de ser quem realmente somos. Isto leva-nos a uma insatisfação permanente. A mulher [adúltera, salva da lapidação por Jesus] também errou. Errou e habituou-se aos gritos de condenação, tornou-se o próprio erro! Quando isto acontece deixamos de ser quem realmente somos.

Mas o encontro com Jesus fez com que ela visse quem era. Os erros tinham-na ofuscado e fizeram-na esquecer que é filha de Deus. Connosco também acontece o mesmo ... De vez em quando optamos por caminhos que escondem a nossa luz. Não perdoamos, não crescemos, somos uma caricatura qualquer vestida de sombras …

Mas todos temos o direito de descobrir o amor de Deus. Tal como aquela mulher, temos o direito de nos levantar e, aos olhos de Jesus, assumir os nossos erros e a luz que há em nós.

Nunca permita que a sua luz se apague! Deus não desistiu de si! Hoje é o dia de retomar o caminho de Jesus!